Meninos de rua

Ir em baixo

Meninos de rua

Mensagem  Nelson Araújo em Sex Jun 22, 2012 8:35 pm

Pedro Bala e Dora , personagens marcantes na obra rica em dramaticidade literária de Jorge Amado.Opine sobre a liderança feminina de Dora num grupo de meninos numa Bahia carregada de problemas sociais,tais como menores abandonados ,ou seja,meninos de rua.

Nelson Araújo

Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/06/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Meninos de Rua

Mensagem  Cecília Lopes em Sex Jun 22, 2012 10:43 pm

Dora era uma menina muito valente, embora fosse apenas uma adolescente.Enfrenta a morte de seus pais com muita determinação e percistencia em busca de emprego que a sustentasse e seu irmão Zé Fuinha.Ao entrar para o grupo Capitães da Areia, vive lá um belo romance, e encontra garotos que passavam pelo mesmo momento que ela estava, a falta de uma família,carinho e descriminação pelas classes sociais mais altas por ser filha de pessoas que morreram de "bexiga", uma doença que estava matando muito na época.Dora era considerada a mãe e irmã dos membros dos Capitães da Areia, e era a noiva de Pedro bala, era adimirada por todos do bando por sua valentia.
avatar
Cecília Lopes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/06/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Meninos de Rua

Mensagem  Iago Cunha Araújo em Sab Jun 23, 2012 10:16 am

Eu achei o modo de agir de Dora muito interessante, e serve de exemplo para muitas pessoas. O que ela passou na foi fácil; ela perdeu seus pais que estavam doentes de bexiga, e teve que ficar com a responsabilidade de cuidar do seu irmão, chamado Zé Fuinha, mas ninguém da cidade queria empregá-la, pois ao contar que sua mãe morrera de bexiga todos tinham medo, então ela vai fazer parte do grupo Capitães da Areia, no inicio não foi bem acolhida, pois todos queriam aproveitar dela, mas depois todos viram que ela era como uma mãe e irmã para eles, menos para Pedro Bala que tinha um sentimento de Mãe, irmã e noiva ao mesmo tempo. Dora era como um homem nas batalhas que eles tinham, demonstrando então que não podemos desistir das coisas, pois mesmo sendo mulher ela venceu muitas barreiras.
avatar
Iago Cunha Araújo

Mensagens : 14
Data de inscrição : 04/06/2012
Idade : 20

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Meninos de rua

Mensagem  Bárbara Machado em Sab Jun 23, 2012 2:59 pm

Para mim, Dora teve um papel fundamental na história já que, por meio dela, Jorge Amado constrói a lógica do romance presente no livro. Além disso, por se tornar a primeira capitã, sua chegada ao trapiche muda a vida e o destino dos meninos de muitas formas, pois, de uma simples garota que perdeu seus pais, vítimas da varíola, quando tinha apenas 13 anos; que tem que cuidar de seu irmão mais novo, Zé Fuinha; e que quase é violentada, no desenrolar da narrativa, se mostra dotada de grande coragem participando das atividades do grupo e representando para os Capitães da Areia a figura da madre protetora, que dará colo, carinho e atenção, e também, a figura da irmã que para eles até então inexistia e que tanto careciam. Já para Pedro Bala, Dora será a sua “noivinha” e valente “esposa” que dará o pontapé inicial na sua transformação e tomada de consciência rumo à ação política e social. Nota-se que sua breve existência como capitã fora tão importante para os meninos, que, ao falecer, seu corpo é levado ao mar, onde será sepultado e simbolicamente se tornará uma estrela, que para os Capitães somente os homens mais valentes têm a capacidade de se tornarem.

Bárbara Machado

Mensagens : 14
Data de inscrição : 09/06/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Meninos de rua

Mensagem  Milene Gabrielle em Dom Jun 24, 2012 11:30 am

A Dora concerteza foi muito importante na história. Foi uma menina que sofreu muito com a morte dos pais e tivera que cuidar sozinha de Zé Fuinha, seu irmão. Nos Capitães da Areia o papel dela foi fundamental, porque mesmo sendo uma garota, Dora sempre fora forte e corajosa entre os Capitães da Areia e se apaixonara por Pedro Bala. Creio que se ela não tivesse falecido, os Capitães da Areia seriam como uma família, liderados por ela e por Pedro Bala. Dora tinha toda a delicadeza e dom de simpatia como qualquer outra menina, mas algo a diferenciava... Dora era valente, sabia como cuidar dos amigos, e isso são características raras de sem encontrar em qualquer ser. Infelizmente, a preciosa Dora veio a falecer, isto teve uma consequencia boa e ruim ao mesmo tempo. Ruim porque ela era como uma mãe para os Capitães da Areia, e uma esposa para Pedro Bala, mas a consequencia boa foi que graças à seu falecimento, os Capitães da Areia começaram à olhar o mundo de uma maneira diferente, começaram à correr atrás de seus sonhos, e isso é o elemento principal da história em minha opinião. A força de vontade para conquistar um sonho, independente das dificuldades que tinham. Dora fora a grande salvadora dos Capitães da Areia,em minha opiniao. Para mim ela fora como uma apresentadora, que apresentou à eles, o verdadeiro mundo, e o sentido da vida.

Milene Gabrielle

Mensagens : 16
Data de inscrição : 06/06/2012
Idade : 20
Localização : Abaeté

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Meninos de rua

Mensagem  Nybia Lohanny Alves em Qui Jun 28, 2012 6:12 pm

A Dora teve um papel muito importante nessa história, ela era como se fosse a mãe, a irmã de todos no trapiche. Dava colo, carinho e atenção. Foi a primeira Capitã da Areia. Apesar de ainda ser adolescente, sua vida não foi nada fácil, pois perdeu seus pais e sofreu bastante com isso. Tendo que cuidar de seu irmão, Zé Fuinha. Mas Dora sempre foi forte e corajosa, vencendo todos os obstáculos. Um grande exemplo.
avatar
Nybia Lohanny Alves

Mensagens : 13
Data de inscrição : 08/06/2012
Idade : 20
Localização : Abaeté

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Resposta

Mensagem  Lucas Carvalho Cardoso em Sex Jun 29, 2012 8:42 pm

Apesar de sua pouca idade Dora ao perder seus pais pega suas coisas, seu irmão mais novo e vai a procura de um emprego mas, ao saberem de que seus pais morreram a rejeitam. Ai ela conhece os capitães da areia que mudam sua vida e a deles. Vira mãe, irmã, mas para Pedro ela era tudo isso e mais, sua noiva. Porém, ela não deixava de participar dos roubos, era como um deles. Mas ao ser levada para o orfanato e ser afastada de Pedro Bala teve uma terrível febre e acabou morrendo. Apesar de seu pouco tempo de vida Dora tem muito a nos ensinar: supera todos seus medos e suas dificuldades e vai a procura de sua felicidade, mudando não só sua vida mas de todos os capitães da areia.

Lucas Carvalho Cardoso

Mensagens : 14
Data de inscrição : 06/06/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Meninos De Rua

Mensagem  Francielle em Sex Jun 29, 2012 8:53 pm

A Dora concerteza teve um papel muito importante,pois ela mostrou que
mesmo sendo uma mulher ela poderia muito bem exercer o mesmo papel dos meninos
sendo valente e corajosa como eles.Ela sofreu muito depois da morte de seus pais,criou
o seu irmão sozinha mais mesmo assim nao desistiu continuo firme,ate que entrou para o grupo.
E lá eles viam ela nao só como uma mãe mas tambem como uma irmã muito querida e logico a noivinha
do Pedro Bala.A morte dela foi realmente algo muito triste mas teve um bom lado dessa historia,os Capitães
da Areia perceberam que tinham que seguir seus sonhos e nao desistir tao facil deles ja que a vida nao é só feita de
sosego e conquistas,sempre haverá algo que iremos errar mas são com os erros que se aprende mais.E eu concordo
na parte que a Milene fala que a Dora fora a salvadora dos meninos pois quando ela morreu eles realmente começaram
ha enchegar o mundo diferente.
avatar
Francielle

Mensagens : 14
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 20

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Meninos de rua

Mensagem  Fernanda Andrade em Dom Jul 01, 2012 5:25 pm

A Dora foi um exemplo de que não existem diferenças entre homens e mulheres, que mulheres podem até se sobrepor aos homens. Ela chegou ao bando dos capitães da areia, mudando muito a vida deles, porque ela deu a eles o que eles precisavam, mas que nunca tiveram, o carinho e compreensão de mãe. Mas se olharmos por um lado, não foi ela apenas que mudou a vida deles, eles também de certa forma mudaram muito a dela, trouxeram-na alegria que a muito tempo não tivera.
avatar
Fernanda Andrade

Mensagens : 15
Data de inscrição : 19/06/2012
Idade : 20
Localização : Paineiras- MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Meninos de rua

Mensagem  Pedro Ramiro em Dom Jul 01, 2012 7:29 pm

Dora foi a primeira Capitã da Areia os meninos do grupo a considerava como mãe e como irmã ao mesmo tempo, pois ela dava atenção e carinho para eles. Ela também cuidava de seu irmão chamado Zé Fuinha, pois perdera os pais. Sua vida não foi fácil, mas sempre passou por cima de todos os obstáculos de cabeça erguida.

Pedro Ramiro

Mensagens : 14
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 19
Localização : Abaeté, MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Meninos de rua

Mensagem  Letícia Terra em Seg Jul 02, 2012 2:48 pm

1 - Pedro Bala e Dora, personagens marcantes na obra rica em dramaticidade literária de Jorge Amado.Opine sobre a liderança feminina de Dora num grupo de meninos numa Bahia carregada de problemas sociais,tais como menores abandonados ,ou seja,meninos de rua.
Dora foi muito importante na historia dos capitães da areia. Ela foi uma menina que superou tudo mesmo sozinha, sem conseguir emprego por seus pais terem morrido de bexiga (as pessoas tinham medo) e com um irmão mais novo ela conseguiu seguir em frente. Ela foi muito na vida dos capitães mesmo tendo viver tão pouco entre eles. Gerou nos seus corações um sentimento de que eles eram todos de uma mesma família ela era a mãe dos mais novos, a Irma dos mais velhos e a esposa de Pedro Bala. Uma mulher que todos respeitavam que João Grande achava que era tão valente como homem porque participava de tudo que fazia sem medo. Com sua morte todos decidiram seguir suas vidas de uma maneira diferente. Mesmo depois de sua morte Pedro não a esqueceu e sempre pensou que ela fosse uma estrela no céu.

Letícia Terra

Mensagens : 15
Data de inscrição : 11/06/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Meninos de rua

Mensagem  Arthur Lopes em Seg Jul 02, 2012 8:05 pm

A primeira mulher no grupo dos Capitães de Areia, seu nome era Dora. Criou sei irmão sozinha, pois, seus pais morreram. No livro, ela foi muito marcante na vida de todos os Capitães de Areia, pois mostrou-lhes que mesmo uma mulher pode ser corajosa e valente como qualquer um deles. E também ela era considerada por eles como uma irmã e também como uma mãe, pois, ela dava a eles carinho e atenção, tal coisa que nenhum do grupo recebera antes. Quando Dora morreu, foi um choque para todos do grupo, pois sua "irmanzinha/mãe" morrera, mas com isso houve "um lado bom", pois, com a morte dela os Capitães de Areia resolvem sair daquela vida, que apesar de mansa era muito triste e sem carinho algum. Então eles resolvem correr atras de seus sonhos.

Arthur Lopes

Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/06/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Meninos de rua

Mensagem  Leticia Evelyn em Ter Jul 03, 2012 4:12 pm

Dora encarou os problemas que estava passando com muita coragem, com determinação. Perdeu os pais, depois foi procurar emprego para se sustentar e sustentar seu irmão Zé Fuinha. Ao chegar no grupo dos Capitães da Areia, também foi um deles, vivia como eles, e lá viver uma história de amor com Pedro Bala. Depois da noite de amor, ela morreu, pois já estava passando muito mal.
Ele com certeza foi muito importante para todos do grupo, como uma mãe, uma irmã, e uma noiva, esposa, para Pedro Bala. Com a morte todos ficaram muito triste, e foi a partir daí que cada um seguiu seu caminho, seu sonho, seu rumo.

Leticia Evelyn

Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/06/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Meninos de rua

Mensagem  Geraldo Cirilo em Ter Jul 03, 2012 5:53 pm

Dora encarou os problemas que estava passando com muita coragem, com determinação. Perdeu os pais, depois foi procurar emprego para se sustentar e sustentar seu irmão Zé Fuinha. Ao chegar no grupo dos Capitães da Areia, também foi um deles, vivia como eles, e lá viver uma história de amor com Pedro Bala. Depois da noite de amor, ela morreu, pois já estava passando muito mal.
Ele com certeza foi muito importante para todos do grupo, como uma mãe, uma irmã, e uma noiva, esposa, para Pedro Bala. Com a morte todos ficaram muito triste, e foi a partir daí que cada um seguiu seu caminho, seu sonho, seu rumo.
avatar
Geraldo Cirilo

Mensagens : 14
Data de inscrição : 11/06/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Meninos de Rua

Mensagem  Letícia Mendes Fagundes em Ter Jul 03, 2012 9:02 pm

Dora teve um papel muito importante na obra de Jorge Amado porque apesar dela sofrer muito com a morte dos pais ela ficou órfã e teve que cuidar de seu irmão mais novo, quando Dora entra para os Capitães da Areia ela passa a ser vista como uma irmã e como mãe para a maioria dos garotos, para Pedro Bala e para Professor ela é também vista como irmã, mãe e como noiva pois os dois gostavam dela apesar de no final ela ficar com Pedro Bala. Dora foi um personagem que marcou muito a história.
avatar
Letícia Mendes Fagundes

Mensagens : 14
Data de inscrição : 11/06/2012
Idade : 20
Localização : Rua Inácio de Oliveira Campos, 589

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Meninos de rua

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum